4ª série, N.º 12 | Nov.-Dez. 1930
Do Ensino da Filosofia nos Liceus
Dionísio, José Augusto Santana (1902-1991)
Análise dos argumentos defendidos por alguns professores e pedagogos sobre a questão do ensino da filosofia nos liceus. Negando que a filosofia deve ser somente uma disciplina universitária, Santana Dionísio estrutura a sua argumentação a partir da importância da disciplina como elemento fundamental no processo de mudança das mentalidades e de formação cívica.
Descrição Físicapp. 331-348
Conceitos CitadosNomes Singulares CitadosBergson, Henri (1859-1941)
Comte, Auguste (1798-1857)
Fechner, Gustav Theodor (1801-1887)
Kant, Immanuel (1724-1804)
Macedo, Francisco Romano Newton de (1894-1944)
Montesquieu, Charles de (1689-1755)
Nietzsche, Friedrich Wilhelm (1844-1900)
Poincaré, Henri (1854-1912)
Roberty, Eugéne (1843-1915)
Sérgio, António (1883-1969)
Sócrates (469-399 a.C.)
Nomes Coletivos CitadosRenascença Portuguesa (?-?)
Seara Nova (?-?)
Obras CitadasArquivo Pedagógico
(Revistas)
La Réforme de l'enseignement par la philosophie
Fouillée, Alfred Jules Émile
Les études classiques et la démocratie
Fouillée, Alfred Jules Émile
(Livros) 1898
Paroles d'aujourd'hui
Herriot, Édouard
(Livros) 1928