N.º 6 | 16 de Janeiro de 1913
As universidades populares - I, II, III, IV, V, VI
sua missão e necessidade em Portugal
Cortesão, Jaime (1884-1960)
Porque abandonei o concurso
Coimbra, Leonardo (1883-1936)
As universidades populares - I, II, III, IV, V, VI
sua missão e necessidade em Portugal
Cortesão, Jaime (1884-1960)
O autor refere que a Renascença abriu duas Universidades Populares, uma no Porto, outra em Coimbra. Enquanto que em França eram dirigidas sobretudo aos operários e povo mais humilde, em Portugal dirigiam-se a um público mais alargado já que as falhas educativas existiam em qualquer grau de ensino. Defende-se que a missão educativa era tornar as pessoas livres e autoconscientes das suas capacidades de pensar e agir. Define-se universidade popular por comparação com universidade livre e extensão universitária, pelo facto das primeiras não se dedicarem só ao ensino superior funcionando conforme as necessidades do público a que se dirigem, procurando realizar uma obra de educação e acção social e nacional. Dada o avanço atingido pelas Universidades Populares em França conta-se a sua história para contribuir pelo exemplo para o desenvolvimento das portuguesas. A crise das classes médias em França tal como em Portugal e a necessidade da sua ligação às Universidades populares através de uma educação adequada aos interesses e evolução individuais, tendo em vista a criação de um ideal colectivo. Transmitir ao povo português o espírito lusitano era outro dos objectivos das Universidades Populares, obra da Renascença Portuguesa.
Notascontinua no N.º4 pp. 25-26 com o título: Universidade Livres, Extensões Universitárias, Universidades Populares, e com II no sub título; continua no N.º5 p. 33-34 com o sub título: Como as universidades populares começaram em França; continua no N.º 6 pp. 41-42 com o sub título: Universidade Popular do Porto; continua no N.º 8 p. 58-59 com o sub título: As classes médias e a nossa universidade popular do Porto; continua no N.º 10 p. 73-74
Parte/SecçãoQuestões Educativas
Descrição Físicapp. 19-20
Conceitos CitadosAssuntos CitadosNomes Singulares CitadosDeherme, Georges (1870-1937)
Fouillée, Alfred Jules Émile (1838-1912)
Höffding, Harald (1843-1931)
Hont (?-?)
Hubert, René (1885-1954)
Séailles, Gabriel Jean Edmond (1852-1922)
Verhaegen, Pierre-Theodore (1796-1862)
Nomes Coletivos CitadosCooperação das Ideias, (1898-?)
Renascença Portuguesa (?-?)
Union Française de la Jeunesse (?-?)
Universidade Católica de Lovaina (?-?)
Universidade Livre de Bruxelas (1834-?)
Universidade Livre de Lisboa (?-?)
Universidade Livre do Porto (?-?)
Universidade Popular de Coimbra (?-?)
Universidade Popular do Porto (?-?)
Obras CitadasA Vida Portuguesa
(Revistas) 1912-1915
L'enseignement secondaire et la democratie
Vial, Francisque
Revue de l'Enseignement post-scolaire
Revue International de L'Enseignement
Sylvie
Nerval, Gérard de
Porque abandonei o concurso
Coimbra, Leonardo (1883-1936)
O autor critica a forma como avaliado na prova oral do concurso para docente de Filosofia.
Descrição Físicap. 42
Conceitos CitadosAssuntos CitadosNomes Singulares CitadosAzeredo, Francisco de Paula (1859-1940)
Boutroux, Émile (1845-1921)
Carregal, Joaquim da Costa (1873-1946)
Cordeiro, Joaquim António da Silva (1860-1915)
Fechner, Gustav Theodor (1801-1887)
Gourd, Jean-Jacques (1850-1909)
Kant, Immanuel (1724-1804)
Schopenhauer, Arthur (1788-1860)
Weber, Gustav Theodor Fechner (1795-1878)
Nomes Coletivos CitadosAcademia Politécnica do Porto (?-?)
Universidade do Porto (?-?)