N.º 9 | 01 de Novembro de 1925
O nú artístico e o nú obsceno
Castro, José Maria Ferreira de (1898-1974)
A relação entre estética e moral no nu artístico: a dificuldade de entendimento do nu enquanto conceito estético importante; o preconceito burguês e a crítica aos artistas plásticos e escritores; a hipocrisia do cristianismo e da moral burguesa e religiosa; o surgimento do nu obsceno e pornográfico como reflexo do agrilhoamento das pulsões sexuais do indivíduo.
NotasContém três ilustrações: "«O despertar de Diana», por Mercié", "Estátua francesa (Farnese)" (p.140); "«O repouso», por Modigliani (arte moderna)" (p. 141).
Descrição Físicapp. 140-141
Conceitos CitadosAssuntos CitadosNomes Singulares CitadosBourdeaux, Henry (1870-1963)
Bourget, Paul (1852-1935)
Carco, Francis (1886-1958)
Farnese, Alessandro (1520-1589)
Flaubert, Gustave (1821-1880)
Manet, Édouard (1832-1883)
Maupassant, Guy de (1850-1893)
Mercié, Antonin (1845-1916)
Modigliani, Amedeo (1884-1920)
Wilde, Oscar (1854-1900)
Zola, Émile (1840-1902)
Obras CitadasBel-Ami
Maupassant, Guy de
(Livros) 1885
Estátua grega
(Esculturas)
Le Déjeuner sur l'Herbe
Manet, Édouard
(Pinturas) 1863
Madame Bovary
Flaubert, Gustave
(Livros) 1856
Nú Reclinado
Modigliani, Amedeo
(Pinturas) 1917
O despertar de Diana
Mercié, Antonin
(Pinturas)
Olympia
Manet, Édouard
(Pinturas) 1865
The Picture of Dorian Gray
Wilde, Oscar
(Livros) 1890