logo revista

Agradecimentos

O editor do sítio Suplemento Ilustrado de A Batalha agradece à Doutora Rita Almeida de Carvalho e à Dra. Madalena Soares Reis a colaboração e a cedência de documentação do Espólio Pinto Quartim, reunida no Arquivo de História Social do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; ao Dr. Ricardo António Alves a disponibilização de arquivos epistolares do Museu Ferreira de Castro; ao Dr. Luís Sá, da Biblioteca Nacional, a colaboração interessada e próxima; à Dra. Maria João Sampaio, à Dra. Sónia Ferreira Pinto e ao Dr. Júlio Costa, da Biblioteca Pública Municipal do Porto, a cedência de cópia digital do Almanaque de A Batalha para 1926; ao Coronel Mário Jorge Silva, Director da Biblioteca do Exército, o empréstimo da colecção A Novela Vermelha.

Cabe agradecer igualmente à Dra. Elisa Areias e ao Dr. Luís Garcia e Silva pela autorização concedida para a reprodução dos estudos de que são autores. No mesmo sentido, os consentimentos do Dr. António Louçã, da Doutora Joana Dias Pereira e do Professor Doutor Paulo Guimarães para a inclusão no sítio dos seus artigos, capítulos e verbetes mostraram-se preciosos.

Ao Professor Doutor João Freire, está-se grato, para além da permissão imediata que deu à publicação dos seus estudos, pela elaboração do texto introdutório sobre o Suplemento Ilustrado de A Batalha.

A agregação de estudos monográficos só pôde ser completada graças à generosidade de Eduardo Mendonça, ao facultar documentação própria. A tarefa de reunir os elementos gráficos necessários beneficiou da cedência do banco de imagens de Jorge M. Colaço, a quem se deixa uma palavra de gratidão.

Resta agradecer aos associados do Centro de Estudos Libertários por terem facilitado a consulta do seu rico acervo bibliográfico, além do interesse sempre demonstrado pela concretização deste empreendimento.