logo revista

Agradecimentos

O programa de investigação e de publicação Revistas de Ideias e Cultura só se tornou viável por a Fundação Mário Soares, na pessoa do Dr. Alfredo Caldeira, e a Biblioteca Nacional de Portugal, dirigida pela Dr.ª Inês Cordeiro, terem aderido ao projecto apresentado pelo Seminário Livre de História das Ideias com grande generosidade e empenho.

O interesse manifestado transmitiu-se aos responsáveis e aos técnicos dos diferentes serviços que orientam, pois estes têm revelado uma diligência inexcedível na execução das tarefas com que contribuem para a progressão dos trabalhos em curso.

Agradecer a confiança e o apoio muito substantivo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da direcção do Centro de História da Cultura, e, de seguida, da direcção do CHAM – Centro de Humanidades é, igualmente, um gesto de justiça elementar.

Os financiamentos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em três propostas de investigação, e da Fundação Calouste Gulbenkian, no estudo e preparação da publicação de dois títulos de revistas, foram determinantes para a definição e consolidação do projecto.

Numa iniciativa desta natureza, ao mesmo tempo extensa e diversificada, em que o trabalho em rede e a conjugação de esforços se mostram decisivos para o acesso à documentação e ao seu estudo, as colaborações apresentam-se necessariamente conformes à pesquisa desenvolvida a cada uma das revistas consideradas, pelo que o agradecimento de muita da colaboração prestada encontra a sua melhor justificação nos sites que lhe são dedicados especificamente.

Por fim, e ainda no plano geral, agradece-se ao designer Alexandre Carvalho o desenho competente, gracioso e expedito do modelo geral do grafismo adoptado.