1ª série, N.º 17 | Janeiro de 1910
Educação Laica ou Educação Racional
Branco, João
A problemática conceptual e terminológica entre escola laica e escola racional: a confusão conceptual, considerando-se os dois projectos como idênticos; a escola laica como um conceito abrangente, existindo apenas por oposição à escola religiosa; a escola racional, com metodologia própria, encontra-se associada à Escuela Moderna de Francisco Ferrer e ao ensino libertário; a educação republicana e a tentativa de aproximação aos conceitos anarquistas como forma de propaganda; a inexistência de um dualismo antagónico extremo entre o ensino laico e o ensino religioso; a substituição do dogmatismo religioso pelo dogmatismo patriótico; o ideal da escola laica consiste na subordinação da criança à autoridade, baseando-se numa premissa bastante díspar da fundamentação racional; a educação racional é dirigida de forma diferente a cada criança, consoante as suas necessidades pedagógicas; a autonomização da humanidade como objectivo final do ensino racional.
NotasContinua em: Nº 17 (Janeiro de 1910), pp.133-135.
Descrição Físicapp. 126-128
Conceitos CitadosAssuntos CitadosFuzilamento de Francisco Ferrer 1909
Nomes Singulares CitadosBorit, Marcel (?-?)
Delassus (?-?)
Dubois, Maurice (?-?)
Ferrer i Guàrdia, Francisco (1859-1909)
Heaford, William (?-?)
Panúrgio (?-?)
Payot, Jules (1859-1940)
Zola, Émile (1840-1902)
Nomes Coletivos CitadosCafé Martinho (?-?)
Café Suisso (?-?)
Centro Afonso Costa (?-?)
Congresso Pedagógico da Instrução Primária e Popular II (04/1909-04/1909)
Escuela Moderna de Barcelona (1901-1906)
Liga Internacional para a Educação Racional na Infância (1907-?)
Liga Nacional de Instrução (?-?)
Sociedade livre para o estudo psicológico da criança (1899-1917)
Obras CitadasHumanidad Nueva
(Jornais) 1907-1909
L'Ecole Rénovée
(Revistas) 1908-1909
La Morale à L'École
Payot, Jules
(Livros) 1908
La Scuola Laica
Sociedade livre para o estudo psicológico da criança
(Revistas)
Vérité
Zola, Émile
(Livros) 1903