1ª série, N.º 36 | Agosto de 1911
Pela Inglaterra
Marques, Hilário (1877-1949)
Relatos de notícias relacionadas com o movimento operário inglês: a liberdade da classe operária inglesa e a sua parlamentarização; a criação do Labour Representative Commitee, em 1900, organismo que estaria na origem do Labour Party em 1906; a entrada do operariado na política inglesa, nas eleições gerais de 1906; a traição dos deputados socialistas eleitos, aburguesados no parlamento; a desilusão dos operários e a sua adesão às manobras de acção directa; a liberdade de reunião e de discussão é, de facto, superior em Inglaterra do que no regime republicano português, existindo, contudo, uma forte submissão do povo inglês à autoridade; a apatia dos trabalhadores ingleses perante a traição dos parlamentares socialistas.
Parte/SecçãoPela Inglaterra
Descrição Físicapp. 285-286
Conceitos CitadosAssuntos CitadosCaso Taff Vale 1901
Eleições gerais no Reino Unido 12/01/1906-08/02/1906
Nomes Singulares CitadosJorge V (1865-1936)
Nomes Coletivos CitadosConferência do Labour Representation Commitee I (26/02/1900-27/02/1900)
Congresso das Trade Unions I (1868-1868)
Igreja Católica, Papa (1878-1903)
Labour Representation Commitee (1900-1906)
Partido Liberal Britânico (?-?)
Partido Trabalhista Independente (1893-1975)
Partido Trabalhista Inglês (?-?)
Social Democratic Federation (1881-1911)
Sociedade Fabiana (1884-?)
Obras CitadasO Século
(Jornais) 1880-1977
Militarização das escolas
Branco, João
Crítica à elaboração de um projecto de educação militar: a semelhança entre o ensino religioso e o ensino patriótico, no que respeita à propagação de um fanatismo acerca de dogmas antagónicos do ideal progressista racional; o perigo de educar a criança para se subalternizar a uma nova divindade encarnada no Estado; o militarismo suíço fundamenta-se na obediência política; o Estado desenvolve a educação em dois vectores essenciais: o primeiro consiste no exercício militar (educação para o assassínio eficaz) e o segundo na educação cívica (escravizar a humanidade em relação ao Estado); a educação cívica como forma de dogmatizar o pensamento da criança, ensinando-lhe conceitos abstractos como "pátria" ou "cidadania"; a repulsa pelo militar é similar à repulsa pelo padre.; a corrupção moral da humanidade pelo militarismo impede a construção de uma grande sociedade fraterna.
NotasContinua em: Nº 33 (Maio de 1911), pp.263-264; Nº 36 (Agosto de 1911), pp.286-288.
Descrição Físicapp. 221-222
Conceitos CitadosAssuntos CitadosNomes Singulares CitadosBarreto, António Xavier Correia (1853-1939)
Boulanger, Georges Ernest Jean-Marie (1837-1891)
Dreyfus, Alfred (1859-1935)
Inácio de Loyola (1491-1556)
Jesus Cristo (?-?)
Joana d'Arc (1412-1431)
Maria (?-?)
Napoleão I (1769-1821)
Obras CitadasA Sementeira
(Revistas) 1908-1919