Nº 148 | 27 de Setembro de 1926
O mistério de uma alma que Deus tocou
Maria Clotilde (?-?)
O culto da violência determinando a prática do crime
Lima, Cristiano (1897-1971)
"Para fazer-se amar loucamente"
Peça em 3 actos, original de Martinez Siena, traduzido por Vitoriano Braga e posta em scena no Teatro Nacional
Peixoto, Jesus (?-?)
O mistério de uma alma que Deus tocou
Maria Clotilde (?-?)
O fanatismo religioso e a ignorância popular: no Minho rural, a pobre Maria Rosa e a devoção religiosa; a eficácia da pregação e a radicalização das crenças das populares; o fanatismo místico resulta no surgimento de chagas no corpo de Maria Rosa; a explicação científica para o surgimento das marcas; a relação entre sentimento religioso e inconsciência dos rurais.
Descrição Físicapp. 2-3
Conceitos CitadosAssuntos CitadosCatedral de Notre-Dame de Paris
Nomes Singulares CitadosBossuet, Jacques-Benigne (1627-1704)
Francisco de Assis (1181/2-1226)
Lacordaire, Jean-Baptiste-Henri Dominique (1802-1861)
Teresa de Jesus (1515-1582)
Nomes Geográficos CitadosO culto da violência determinando a prática do crime
Lima, Cristiano (1897-1971)
O pós-Primeira Guerra Mundial e o germinar da violência: oposição entre o pacifismo de Romain Rolland, exilado voluntariamente na Suíça, durante o conflito, e a acção dos Camisas Negras, em Itália; Rolland previa o culto da violência após o término da guerra; descrição das perseguições políticas e da intolerância do regime fascista italiano.
Descrição Físicap. 3
Conceitos CitadosAssuntos CitadosExílio de Romain Rolland na Suíça
Primeira Guerra Mundial 1914-1918
Nomes Singulares CitadosGuyau, Jean-Marie (1854-1888)
Rolland, Romain (1866-1944)
Vítor Emanuel III (1869-1947)
Nomes Coletivos CitadosCamisas Negras (1923-1943)
Nomes Geográficos Citados"Para fazer-se amar loucamente"
Peça em 3 actos, original de Martinez Siena, traduzido por Vitoriano Braga e posta em scena no Teatro Nacional
Peixoto, Jesus (?-?)
Crítica à representação da tradução portuguesa da peça teatral "Para hacerse amar locamente", de Gregorio Martínez Sierra: sobre as escolhas de peças medíocres, permitindo que os actores demonstrem o seu talento e habilidade; elogiam-se as prestações da maior parte dos actores, criticando-se o arranjo cénico.
Parte/SecçãoRevista teatral
Descrição Físicapp. 3-4
Conceitos CitadosAssuntos CitadosNomes Singulares CitadosAbati y Díaz, Joaquín (1865-1936)
Arniches, Carlos (1866-1943)
Azevedo, Alexandre (1873-1954)
Benavente y Martínez, Jacinto (1866-1954)
Braga, Vitoriano (1888-1940)
Brazão, Eduardo Joaquim (1851-1925)
Carvalho, Raúl de (1901-1984)
Duse, Carlo (1899-1956)
Martinez Sierra, Gregorio (1881-1947)
Pino, Rosario (1871-1933)
Stichini, Ilda (1895-1977)
Zacconi, Ermete (1857-1948)
Nomes Coletivos CitadosCompanhia Vasconcelos (?-?)
Teatro Nacional Almeida Garrett (?-?)
Obras CitadasCanción de cuna
Martinez Sierra, Gregorio
(Peças de teatro) 1911
Kean
Dumas, Alexandre
(Peças de teatro) 1836
La morte civile
Giacometti, Paolo
(Peças de teatro) 1861
Para hacerse amar locamente
Martinez Sierra, Gregorio
(Peças de teatro) 1916
Primavera en otoño
Martinez Sierra, Gregorio
(Peças de teatro) 1911