Nº 151 | 18 de Outubro de 1926
O triunfo da beleza sobre os preconceitos dos homens
por Artur Monteiro de Castro
Castro, Artur Monteiro de (?-?)
Barbas & Pinturas: O precioso e irresponsivel argumento - "porque sim"
Como dois velhos artistas se pronunciam perante o modernismo da nossa época
Domingues, Mário (1899-1977)
A tragédia da vida do palhaço
Brito, Francisco Nogueira de (1883-1946)
O triunfo da beleza sobre os preconceitos dos homens
por Artur Monteiro de Castro
Castro, Artur Monteiro de (?-?)
Conto sobre o preconceito racial e a luxúria do colonizador: o racismo explícito de Manuel Pinto, administrador de uma senzala; a exploração laboral dos negros; a desigualdade jurídica e a crença na superioridade racial dos brancos; Pinto encontra uma jovem nativa a banhar-se e sucumbe à luxúria; a negra repele-o e preserva a sua dignidade, humilhando o explorador branco.
Parte/SecçãoLiteratura colonial
Descrição Físicapp. 3-4
Conceitos CitadosAssuntos CitadosEva personagem bíblica
Nomes Geográficos CitadosBarbas & Pinturas: O precioso e irresponsivel argumento - "porque sim"
Como dois velhos artistas se pronunciam perante o modernismo da nossa época
Domingues, Mário (1899-1977)
Conservadorismo moral e conservadorismo artístico: o barbeiro como expoente da sabedoria popular e do conservadorismo nos costumes, opondo-se às novas modas femininas; de forma semelhante, o pintor conservador opõe-se ao modernismo, sem nenhum fundamento estético que sustente a sua posição.
NotasContém ilustração: "«Tipos de Anticoli», do pintor holandês Rudolf Bonnei".
Descrição Físicap. 4
Conceitos CitadosAssuntos CitadosNomes Singulares CitadosBonnet, Rudolf (1895-1978)
Picasso, Pablo (1881-1973)
Queirós, José Maria de Eça de (1845-1900)
Vázquez Díaz, Daniel (1882-1969)
Nomes Coletivos CitadosPortugal, Câmara dos Comuns (?-?)
Obras CitadasCorrespondência de Fradique Mendes
Queirós, José Maria de Eça de
(Livros) 1900
Tipos de Anticoli
Bonnet, Rudolf
(Pinturas)
A tragédia da vida do palhaço
Brito, Francisco Nogueira de (1883-1946)
Noticia-se o suicídio de um palhaço húngaro: o arlequim disputa a luta diária, escondendo a sua angústia e sofrimento atrás de uma máscara risonha; o palhaço representa as polaridades do trabalhador; a impossibilidade de conseguir realizar o seu ofício de animador remete-o para uma morte trágica.
Descrição Físicapp. 4, 6
Conceitos CitadosAssuntos CitadosNomes Geográficos Citados