N.º 3 | 25 Junho 1930
Considerações sobre uma apoteose
Marinho, José Carlos de Araújo (1904-1975)
"Princípio" saúda em Teixeira de Pascoais o maior poeta português contemporâneo (...)
Carta
Pereira, Sousa (?-?)
Considerações sobre uma apoteose
Marinho, José Carlos de Araújo (1904-1975)
Crítica às homenagens prestadas em Coimbra aos poetas João de Deus e Correia de Oliveira. O último, sobretudo, é alvo de considerações bem pouco elogiosas. O autor evidenciou o conteúdo político do ato levado a cabo pela comunidade universitária da cidade e não economizou na adjetivação negativa dos mentores do evento.
NotasÉ evidente o diálogo entre a nota da redação, colocada no final do artigo, e as considerações feitas por José Carlos Marinho. Os responsáveis pela revista fizeram questão de saudar Teixeira de Pascoais, "o maior poeta português contemporâneo".
Descrição Físicapp. 5-6
Conceitos CitadosAssuntos CitadosNomes Singulares CitadosCamões, Luís Vaz de (1525-1580)
Deus, João de (1830-1896)
Falcão, Cristóvão (1515-1557?)
Garrett, João Baptista da Silva Leitão de Almeida (1799-1854)
Lobo, Francisco Rodrigues (c. 1580-1622)
Oliveira, António Correia de (1879-1960)
Quental, Antero de (1842-1891)
Ribeiro, Bernardim (1482-1552)
Nomes Coletivos CitadosUniversidade de Coimbra (?-?)
Obras CitadasCrisfal de Cristovão Falcão
Braga, Joaquim Teófilo Fernandes
(Antologias)
"Princípio" saúda em Teixeira de Pascoais o maior poeta português contemporâneo (...)
Nota da redação, em evidente diálogo com o artigo anterior, no qual se evoca Teixeira de Pascoais como o maior poeta português contemporâneo e se tecem elogios a sua obra, que "se abriu a uma visão universal da vida".
Descrição Físicap. 6
Conceitos CitadosAssuntos CitadosNomes Singulares CitadosObras CitadasPrincípio
(Revistas) 1930
Carta
Pereira, Sousa (?-?)
Carta na qual o autor se contrapõe ao fato de o destinatário , que em momento algum é identificado, haver qualificado Mussolini de tolerante.
NotasHá um pós-escrito no qual o autor informa que um amigo, não identificado, o havia aconselhado a não ser irreverente com um velho e sábio, conselho que ele não seguiu por considerar que os velhos e sábios têm obrigação de não fazer "afirmações indemonstráveis".
Descrição Físicapp. 6-7
Conceitos CitadosAssuntos CitadosNomes Singulares CitadosBalabanoff, Angelica (1878-1965)
Genuta (?-?)
Gobetti, Piero (1901-1926)
Matteotti, Giacomo (1885-1924)
Mussolini, Benito (1883-1945)
Nietzsche, Friedrich Wilhelm (1844-1900)
Nomes Coletivos CitadosIgreja Católica, Papa (1922-1939)
Nomes Geográficos Citados